Temas da Assembléia da IGR Caminho dos Ipês, em Rochedo, vão exigir grande atenção dos municípios e empresariado

A segunda Assembléia da IGR Caminho dos Ipês do ano de 2023, realizada na última quinta-feira, em Rochedo, teve uma pauta muito importante, exigindo atenção dos empresários e representantes de municípios que participaram do evento. E certamente, vai exigir de todos estudos e muito trabalho nos próximos meses para que exigências sejam cumpridas e os primeiros objetivos possam ser alcançados.

A diretora institucional da IGR, Mellânie Freire e o Interlocutor Regional, Leonardo Resende, lideraram os trabalhos que contaram com a presença do prefeito Francisco de Paula Ribeiro Júnior, de Diego Garcia, da Fundação de Turismo de MS, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.

O primeiro tema da pauta foi Atualização das Ações do MAPTUR. E foi dividido em três aspectos: Melhoria da Oferta Turística; Fortalecimento da Promoção e Comercialização; e Fortalecimento da Governança do Destino.
Para que seja possível avançar no que se refere a Melhoria da Oferta Turística é necessário vencer três aspectos: qualificação dos atores do turismo; aperfeiçoamento e ampliação dos produtos da região; e sinalização turística. O Fortalecimento da Promoção e Comercialização exigirá fomento de eventos geradores de fluxo turístico na região; reestruturação dos CATs regionais; e programa de promoção e comercialização da região. E, o Fortalecimento da Governança do Destino pedirá boa gestão e fortalecimento da IGR.

O segundo tema da pauta foi o Edital 008/2022 – Promoção que prevê Nova Identidade Visual para a Região; um Site promocional, Plataforma de Vendas, Redes Sociais e Centros de Atenção ao Turista Regional. Ainda sobre o Edital 008/2022 – Capacitação. Prevê cursos e treinamentos de Condutor de Turismo de Aventura; Aperfeiçoamento no Atendimento de Turistas/Visitantes; e Como Formatar um Produto Turístico na Prática. Os responsáveis deverão preencher a lista de interesses.

Terceiro ponto da pauta foi Mapa Turístico Brasileiro 2023. Os municípios habilitados são: Campo Grande, Corguinho, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Rio Negro, Rochedo, Terenos e Sidrolândia. O Certificados estão disponíveis em mapa.turismo.gov.br
Atualização e Critérios: – Sistema aberto durante todo o ano e municípios devem atualizar anualmente para permanecer no mapa. Também é imprescindível estar atento aos critérios obrigatórios: Órgão, Orçamento, Comtur Ativo, Cadastur e Termo de Compromisso.

Próximos eventos

Também foram apresentados os próximos eventos que acontecerão e que será importante todos os municípios participarem: PERIFEIRARTE – dia 6 de maio, em Bandeirantes/MS; 1º Encontro Turístico Cultural Brasil/Paraguai – dia 13 de maio, em Campo Grande/MS; 6ª Festa do Queijo de Rochedinho – dia 13 de maio, em Rochedinho/MS; e Inspira Ecoturismo, de 16 a 20 de maio em Bonito/MS.

E finalizando, foi apresentada a Agenda da IGR – 3 de maio Eleição da Diretoria da CG/IGR; dia 9 de maio, reunião on line MAPTUR-IGR; e 3º Encontro da Região Caminho dos Ipês, ainda para ser definido o município em que acontecerá. E um tema está sugerido: Turismo para Todos.

Turismo Comunitário

Também foi apresentada uma palestra a cargo de professor representando o município de Rochedo, abordando o Turismo de Base Comunitária – Assentamento Canaã. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido, sugerindo que outros municípios também desenvolvam o Turismo de Base Comunitária envolvendo mais a comunidade no segmento turístico.

Prefeito Juninho Ribeiro
Maurício Hugo
Fotos Valmirar Gomes
Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *