Evento de Turismo Rural ganha terreno e leva visitantes ao campo
Com uma programação iniciada no dia 08 deste mês e encerramento em 27 de julho vindouro, o I Festival de Inverno de Turismo Rural do Caminho dos Ipês abriu uma imensa porteira para que visitantes locais, de outros estados e países conheçam em Mato Grosso do Sul endereços alternativos e tão atraentes quanto os roteiros mais conhecidos nas agendas nacionais. A oferta de locais disponíveis tem quantidade e qualidade, com a vantagem de agregar, no contexto natural desses lugares, outras modalidades de turismo, entre as quais as caminhadas, passeios a cavalo, rapel, trilhas, canoagem, além de registros de imagens cênicas e históricas.
Tudo começou quando o Sebrae-MS (Serviço de Apoio à Pequena e Micro-empresa) desenvolveu com um grupo de proprietários de imóveis no campo a ideia e a parceria para fomentar o turismo rural como opção de bons negócios, lazer ambiental e contemplativo, além de aprimorar os conhecimentos sobre as peculiaridades regionais.
A Rota “Caminho dos Ipês” tem seu núcleo em Campo Grande e envolve mais dez municípios localizados em seu entorno: Rochedo, Rio Negro, Terenos, Bandeirantes, Corguinho, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Dois Irmãos do Buriti, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia. A proposta fluiu e avançou, com a ampliação das parcerias, entre as quais as secretarias municipais e estadual de Turismo.
Segundo o Sebrae-MS, a rota foi pensada por empreendedores do trade turístico local que já participavam de programas da instituição. Para incrementar o interesse dos turistas, além das belezas cênicas naturais, da gastronomia típica e da produção artístico-cultural de cada município, a organização incluiu outros itens atrativos, como música ao vivo, trilhas, passeios e outras atividades ecoturísticas.
PROGRAMAÇÃO – Aberta dia 08 deste mês na Estância Talismã, em Jaraguari, com sua segunda etapa dia 15, na Fazenda São Clemente, em Sidrolândia, a programação do Festival teve continuidade no dia 22, no Recanto da Elô, em Jaraguari. Foi mais uma jornada de prazeres únicos: música, paisagens deslumbrantes, flora variadíssima, espécies silvestres, cozinha de sabores irresistíveis e um ar puro que só o campo tem.
Outros dois ingredientes ainda mais arrebatadores para os visitantes foram a hospitalidade dos anfitriões e os ambientes espaçosos e decorados lindamente para a confraternização e o fortalecimento dos laços afetivos, como bem frisaram os hóspedes, todos sentindo-se em casa. Não faltaram boas e deliciosas surpresas, entre as quais a sedutora “paeja” pantaneira e caipira do Recanto da Elô, e do fondoe de choclate da Fazenda são Clemente aplaudida por todos que a degustaram.
O Festival tem mais uma agenda para junho, no Sítio Harmonia, em Jaraguari, dia 29. Depois, as próximas rodadas serão nos dia 06 (na Morada do Gavião, em Corguinho); dia 13 (Estância Alegria, em Campo Grande); dia 20 (Furnas dos Dionísios, em Jaraguari): e dia 27 (Fazenda Pontal das Águas, em Campo Grande).
Edson Moraes