Viagens corporativas têm o melhor mês de março da história, com aumento de 44% no faturamento

O segmento turístico emplacou mais uma conquista em 2023. Dessa vez, no setor de viagens corporativas, que teve março de 2023 como um mês histórico, resultando em um faturamento de R$ 1,28 bilhão, 44% a mais se comparado aos R$ 890 milhões conquistados no mesmo período de 2019, ano que antecedeu a pandemia de Covid-19. O aumento foi divulgado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), e levou em conta 11 segmentos que se relacionam com o turismo (cruzeiros, transporte ferroviário, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens/lazer, transporte rodoviário, seguro viagem, serviços aéreos, transfer, vistos e docs, e demais serviços).

O faturamento positivo de março ocorreu especialmente graças ao desempenho de serviços aéreos, que angariaram R$ 820 milhões no mês, 42% acima do mesmo período em 2019. Estes mesmos serviços foram responsáveis por 64% de todo o volume dos 11 setores analisados. De acordo com a Abracorp, o setor apresentou uma melhora na qualidade, com poltronas confortáveis, wi-fi e serviço de bordo.

“Os resultados alcançados pelo segmento de viagens corporativas demonstram a potência do setor de turismo como mola propulsora da economia do nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

O aumento dos números também foi percebido no setor rodoviário, que continua em curva ascendente (+514%), sendo a maior variação entre os setores analisados. Os dados se devem à alta das tarifas aéreas domésticas e à mudança de comportamento do viajante corporativo, especialmente para os trechos mais curtos.

O setor hoteleiro foi outro que se destacou no mês de março, com faturamento de R$ 323 milhões, sendo esse valor 48% acima do registrado no mesmo período em 2019. O setor apresentou maior volume de transações (+20%) e de faturamento (+54%).

“Para termos uma ideia, nenhum mês de 2019 registrou um volume tão representativo assim. Todos esses indicadores mostram que o mercado corporativo está aquecido, não só com as tradicionais viagens corporativas, mas também com os eventos que retornam em alta velocidade”, explica o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.

MELHOR QUE EM 2022 – Os dados também comprovam um aumento do faturamento de 2023 em relação ao ano passado. Em janeiro de 2023, os ganhos em viagens corporativas foram de quase R$ 983 milhões frente aos R$ 472 milhões do mesmo período em 2022. Já fevereiro de 2023 trouxe um aumento de R$ 394 mil a mais que em fevereiro de 2022: foram R$ 908 milhões em fevereiro deste ano contra R$ 514 milhões faturados no mesmo mês em 2022.

LAZER – Além disso, os resultados divulgados pela Abracorp apontaram relevância no turismo de lazer, este tendo alta de 118% em relação a março de 2019 no quesito pacotes de Viagens/Lazer. O segmento angariou, no mês 3 deste ano, R$ 24 milhões para o turismo nacional. “Esse é um ótimo sinal, pois o segmento está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente”, finaliza Tanabe.

Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
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