Secretária executiva do MTur leva agendas prioritárias para OCDE na missão à Paris

Encontro alinhou os trabalhos do Comitê de Turismo da Organização com as entregas do G20, presidido pelo Brasil

“É muito importante harmonizarmos a agenda do G20 com as discussões da OCDE, assim ganhamos força nas agendas prioritárias do Turismo”, foi com essa mensagem que a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, liderou a participação brasileira em Paris, na França, durante a reunião do Comitê de Turismo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No encontro, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de outubro, foram apresentados os resultados das reuniões do G20 presidida pelo Brasil, incluindo a Declaração de Belém, que solicita o apoio de instituições multilaterais e organizações internacionais para aumentar o aporte financeiro ao turismo sustentável, ampliando a resiliência climática e o desenvolvimento das comunidades locais.

“A OCDE é mundialmente reconhecida pelo seu trabalho no campo da estatística e tem muito a contribuir com o desenvolvimento do turismo no Brasil, em especial na orientação de políticas públicas e da governança estatal e empresarial. Temos planos de estreitar as relações com a Organização e firmar parcerias que possibilitem o aproveitamento da expertise dessa Organização, em prol do desenvolvimento social do nosso país”, declarou Ana Carla.

A secretária também convidou a OCDE para fazer uma apresentação de suas atividades aos membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT), com o objetivo de que seja compartilhado a base de dados com estudos sobre as tendências em políticas públicas de turismo.

Durante o encontro, os participantes discutiram, ainda, o papel do turismo na ação climática e a incorporação de objetivos ambientais nas políticas e programas desenvolvidos pelo setor.

“Ano que vem estaremos sediando a COP 30. Estamos ainda mais atentos e comprometidos com a questão da sustentabilidade no turismo, focando em políticas que garantam uma atividade cada vez mais responsável com o ambiente em que ela se desenvolve”, concluiu a secretária.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *