MTur leva acessibilidade no turismo para Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Manuais de boas práticas, perfil do turista com deficiência e mapeamento de atrativos, empreendimentos, produtos e serviços foram alguns produtos apresentados
OMinistério do Turismo esteve presente na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promovida pelo governo federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Levando o Programa Turismo Acessível, importante política de acessibilidade em âmbito nacional, o MTur apresentou várias ações que estão sendo implantadas com o objetivo de promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência aos atrativos turísticos brasileiros.
No estande “Programa Novo Viver Sem Limite” dentro do evento, o Ministério do Turismo apresentou ao público programas que melhoram a qualidade dos destinos turísticos brasileiros, tornando-os mais convidativos e preparados para receber pessoas com deficiência. Manuais de boas práticas, perfil do turista com deficiência e mapeamento de atrativos, empreendimentos, produtos e serviços foram alguns produtos apresentados.
Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com deficiência de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022.
Para atender essa população o Ministério do Turismo conta com Guia que traz dicas de como atender bem turistas com deficiência. A publicação foi produzida em parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nele, o leitor pode entender os conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo e dicas de como atender bem este público.
Confira AQUI.
Conheça algumas políticas do MTur:
Perfil do Turista com Deficiência
Mapeamento de Atrativos, Empreendimentos, Produtos e Serviços Acessíveis no Brasil
Mapeamento de Boas Práticas em Turismo Acessível
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo