Atividades ligadas ao turismo empregam mais de 19,5 mil pessoas no Brasil em abril
O setor de alojamento e alimentação teve uma alta considerável, alcançando a melhor marca até o momento para o ano, com 9.411 novas vagas criadas
Mais emprego e renda para o brasileiro por meio do turismo. É isso mesmo! O setor gerou 19.563 vagas de trabalho durante o mês de abril no país, número quase 6% superior ao registrado no mesmo período de 2023.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27.06) pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Entre as atividades que apresentaram melhor desempenho, o ramo de alojamento e alimentação teve uma alta considerável, alcançando a melhor marca até o momento para o ano: 9.411 empregos criados em abril, um crescimento de cerca de 30% na comparação com o mês anterior.
Houve avanços, ainda, em outras atividades econômicas ligadas ao turismo. O segmento de arte e cultura, por exemplo, foi responsável por 3.669 novos postos de trabalho, um aumento de 94% em relação a março deste ano. Além disso, a área de eventos subiu quase 31%, gerando 2.500 novas vagas em abril.
Dentro do setor de serviços, no qual as atividades turísticas estão incluídas, a maioria dos cargos foi ocupada por profissionais com ensino médio completo, o que aponta uma tendência de mais contratações por pequenas e microempresas ligadas ao turismo.
As mulheres seguem representando a maior parte das contratações na área. Em abril, o saldo no setor de serviços atingiu 75.667 contratações femininas, contra 62.642 masculinas. Ao todo, o grupo de serviços empregou 138.309 pessoas ao longo de abril de 2024.
NOVO CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas de emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada busca assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas de emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.
por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo