Atenção! Interessados em participar do edital da Rede Trilhas tem até a segunda-feira (28.10) para enviar documentação
Propostas devem ser encaminhadas por meio da plataforma de licitação da Unesco
As empresas interessadas em participar do edital para modernização da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso, lançado pelo Ministério do Turismo em Parceria com a Unesco, têm até a próxima segunda-feira (28.10), as 17h, para enviar proposta técnica e documentação. O encaminhamento deve ser feito por meio da plataforma de licitação da Unesco. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a oferta turística em áreas naturais e aumentar a conectividade das trilhas.
O edital faz parte de um projeto de cooperação internacional envolvendo o MTur, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a UNESCO para promover o turismo sustentável nos Patrimônios Culturais e Naturais do país. A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas, Fabiana Oliveira explica que a iniciativa reflete o compromisso do MTur com a sustentabilidade e com a integração interinstitucional.
Além de ampliar a oferta turística, a RedeTrilhas também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade. A criação de trilhas de longo curso como instrumento de preservação fortalece o vínculo entre parques nacionais e áreas de proteção ambiental, garantindo maior conexão entre diversas paisagens brasileiras e valorizando ainda mais o turismo em áreas naturais.
REDE TRILHAS – Foi criada em 2018 por meio de uma portaria conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o MTur e o ICMBio, já conta com 8 trilhas de longo curso cadastradas, somando 2.719 km. A expectativa com a modernização da gestão é expandir significativamente esse número, ampliando o alcance e a diversidade de trilhas oferecidas para turistas, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda para as comunidades locais.
Por Cacau Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo