I Festival de Inverno de Turismo Rural Pontal das Águas
Em uma tarde memorável na Fazenda Pontal das Águas, realizou-se o I Festival de Inverno de Turismo Rural do Caminho dos Ipês. O evento aconteceu em um espaço amplo e encantador, começando pela calorosa recepção da anfitriã Margareth, cuja simpatia contagiante acolheu amigos e convidados para uma tarde inesquecível de lazer e cultura regional.
A programação cultural contou com a dupla Leandro e Galeno, que apresentou uma variedade de músicas regionais, seguida pela dupla Jota R. e Lourival, cujas canções animaram os dançarinos. Além disso, um ateliê foi montado pela artista Vera Almeida, demonstrando suas habilidades artísticas e exibindo produtos artesanais exclusivos. Durante todo o evento, as mesas estavam repletas das deliciosas iguarias da merenda da fazenda.
O ponto alto do festival foi a apresentação do grupo Camalote, com danças regionais, e a magnífica poesia do poeta e escritor Athayde Nery, com “Rio Paraguai, berço de guerra e de paz”. O Grupo Camalote, representando o folclore sul-mato-grossense, destacou-se por agregar valores regionais, expor a diversidade cultural e reafirmar o sentimento de pertencimento. A emoção tomou conta dos presentes quando o grupo dançou ao som de “Tem cheiro de camalote, tem gosto de tarumã” do cinquentenário grupo Acaba.
Os participantes foram transportados ao passado com a poesia de Athayde Nery, que resgatou a história do Rio Paraguai em toda sua trajetória – muitas vezes alegres, outras dramáticas – como bem expressou o poeta. Foi um verdadeiro resgate histórico, narrando a passagem do Rio Paraguai pelo nosso Estado.
A anfitriã Margareth agradeceu a todos os presentes e, juntamente com os organizadores do I Festival de Inverno de Turismo Rural, expressou a satisfação pelo sucesso do evento, que contou com a participação de oito propriedades rurais. Ela destacou o esforço, a dedicação e as dificuldades superadas para a realização deste primeiro festival e comentou sobre a enorme confraternização ocorrida durante os dois meses dos eventos, que transformou os participantes em uma verdadeira irmandade. Valmirar Gomes