Música, dança, gastronomia e muito mais na I Perifeirarte, em Bandeirantes
A população de Bandeirantes teve uma noite muito especial no último sábado, com apresentações culturais e um show de gastronomia na Praça Germiniano Ribeiro. O evento é uma promoção concretizada a partir da parceria do Governo do Estado, por meio da sub-secretaria de Assuntos Comunitários da Secretaria de Esporte e Cultura, com a Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo.
A Perifeirarte é um projeto novo e Bandeirantes foi o primeiro município a receber essa promoção que, segundo a sub-secretária de Assuntos Comunitários da Sedesc, Viviane Luisa, “é uma ação que busca unir os líderes comunitários das periferias para apresentar a arte, a cultura, e, dessa forma, fomentar a economia criativa. Nós estamos vendo aqui em Bandeirantes, várias barracas com atividades, seja da gastronomia, do artesanato, das artes, enfim, com a participação das familias, e isso não tem preço”, explicou.
Essa ação começou agora. Bandeirantes foi o primeiro município, e a atividade vai, gradualmente, se espalhar para outras localidades, sempre com o objetivo de fomentar a economia local, as atividades culturais como a música, a dança, o teatro, além de promover a integração dos moradores das comunidades.
Objetivo atingido
O secretário de Desenvolvimento e Turismo de Bandeirantes, Valdir Perez, estava feliz recepcionando as familias, as pessoas com quem tem desenvolvido as atividades inerentes à sua pasta na Prefeitura. Segundo ele, a Perifeirarte é uma iniciativa importante, e ele agradeceu aos representantes do Governo do Estado pelo apoio e a parceria para a realização dessa ação comunitária. “Esse projeto é maravilhoso na medida em que trás a população para a praça, para as ruas, promovendo a integração, o compartilhamento de iniciativas criativas, tanto cultural como economicamente. Essa é a primeira, mas no segundo semestre do ano, o evento volta a Bandeirantes depois de acontecer em outros municípios. Vocês viram aqui, além das barracas com gastronomia, artesanato e atividades criativas do nosso povo, apresentações culturais importantes como a dança de nossas meninas, a orquestra de violões e violinos, e tanta coisa bonita”, destacou.
O prefeito Gustavo Sprotte também recepcionou o povo na praça e ao falar com esse site de notícias, destacou que, a realização da Perifeirarte representa uma nova fase de trabalho no município. “Agora estamos iniciando um trabalho de valorização da atividade turística em Bandeirantes. Juntamente com a IGR – Instância de Governança Regional Caminho dos Ipês, estamos despertando entre empresários , e em especial na área rural, onde já sabemos existem atrativos que devem começar a ser explorados, o espirito de empreender nesse segmento tão importante que é o turismo” destacou o prefeito. Ele citou, inclusive, o início dos trabalhos numa propriedade rural que fica localizada há 10 km da sede do município. “Na fazenda existem duas cavernas, uma cachoeira muito bonita, além de áreas muito boas para o desenvolvimento de trilhas, a pé, a cavalo ou até mesmo de quadriciclo”, destacou o prefeito Gustavo Sprotte.
A IGR Caminho dos Ipês se fez presente, com um estande, onde foram disponibilizados folders, mapas, material de divulgação de municípios que compõe a Região Caminho dos Ipês composta por 11 municípios: Campo Grande, Bandeirantes, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Rio Negro, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia.
Maurício Hugo
GALERIA DE FOTOS: Valmirar Gomes