Conselho Nacional de Turismo se reúne e reafirma compromissos prioritários no setor
Com a presença do ministro Celso Sabino, 61º encontro ordinário do colegiado abordou pautas como o enfrentamento ao feminicídio, mudanças climáticas e promoção turística
O Salão do Turismo, maior evento do setor no país, foi palco da 61ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), na manhã deste sábado (10/8). O ministro do Turismo, Celso Sabino, iniciou os trabalhos destacando a importância de envolver o setor em prol da proteção das mulheres. Ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Sabino reforçou o compromisso do MTur com a Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero.
“Pela primeira vez neste Salão, estamos com essa parceria e junção de esforços em prol da defesa do direito das mulheres de fazer turismo com segurança, de fazer turismo com a garantia de que elas vão voltar para casa só com lembranças das belezas dos destinos na bagagem”, afirmou o ministro.
O objetivo da iniciativa, desenvolvida pelo Ministério das Mulheres, é estabelecer uma mobilização contínua de enfrentamento aos feminicídios em todo o país. “Nós temos a proposta de mobilizar toda a sociedade civil, empresários, governos, prefeituras e também abrir um chamamento para o setor de turismo nos ajudar nessa mobilização”, comentou a ministra Cida.
O CNT, que reúne gestores públicos, privados, sociedade civil e acadêmicos, constitui um importante fórum de discussões, definindo, de modo coletivo, políticas públicas e os principais rumos do setor. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enalteceu o papel do Conselho. “Esse Conselho é sobre elaboração conjunta, participação, e não só uma prestação de contas, mas a possibilidade de a gente trabalhar pensando cada mercado, cada produção, e nos caminhos pra fazer o turismo crescer”, apontou Freixo.
A Reunião do CNT marcou, ainda, a apresentação da nova secretária executiva do Conselho, Cristiane Sampaio, que também ocupa o cargo de secretária nacional substituta de Políticas de Turismo do MTur. Cristiane destacou a continuidade dos trabalhos do fórum. “Assumo essa cadeira de mãos dadas com vocês. E o nosso compromisso, enquanto Secretaria de Políticas de Turismo, continua a ser para que a gente possa dar continuidade a tudo o que vem sendo feito e continuar conquistando e crescendo ainda mais, com o objetivo de fazer um turismo forte e consolidado”, frisou a secretária.
NOVIDADE – Para fortalecer o posicionamento do Brasil no cenário turístico internacional, a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, anunciou uma iniciativa inédita, que será realizada a partir da edição deste ano do Salão do Turismo. “Nós vamos produzir, a partir das experiências apresentadas aqui no 8º Salão do Turismo, um livro reunindo nossos atrativos, para apresentar em todas as embaixadas do Brasil pelo mundo. Teremos esse material promocional para mostrar como o Brasil é rico e diverso”, comemorou.
PAUTA – As discussões da reunião do CNT se pautaram pela apresentação dos resultados das câmaras temáticas do colegiado, que envolvem diferentes abordagens para o impulsionamento do turismo nacional. Entre os destaques, ações voltadas à proteção climática, segurança turística e à gestão de crises e riscos no turismo tendo, como pano de fundo, a pandemia da Covid-19 e as fortes chuvas deste ano no Rio Grande do Sul, que afetaram diretamente o setor.
“Hoje vamos ver os resultados das câmaras temáticas que foram instituídas, temáticas essas que foram levantadas pelos senhores. Vamos ter aqui o prazer de poder conhecer, discutir e continuar procurando caminhos e políticas públicas para que possamos fortalecer o nosso turismo”, declarou o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral.
Os debates deste sábado também incluíram incentivos à promoção do turismo doméstico, como o 1º Feirão do Turismo. O evento, entre os dias 24 e 26 de agosto, terá a oferta de condições exclusivas e descontos para a compra de passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e passeios turísticos durante a baixa temporada. Foram abordadas, ainda, avanços em ações de incentivo ao turismo em comunidades tradicionais, negras e indígenas e na regionalização do turismo.
PNT – Construído de forma conjunta com o CNT, o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado no Salão do Turismo e entregue a todos os conselheiros, tem como objetivo tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul até 2027, tendo no setor uma grande mola de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda.
Durante a reunião do CNT, representantes do MTur reforçaram que os objetivos, as metas e as estratégias de implementação dos 20 programas e planos setoriais instituídos pelo PNT 2024-2027 vão ser definidos de maneira participativa, por meio do Conselho, no âmbito de suas câmaras temáticas. Os coordenadores das câmaras foram orientados a priorizar a elaboração das iniciativas, que serão os principais instrumentos de execução do Plano Nacional de Turismo.
“O lançamento do Plano Nacional de Turismo durante o Salão também é um marco. A atualização, a construção de um novo plano, de forma participativa, envolvendo todos os atores, é fundamental para que estejamos todos buscando um resultado comum. Onde cada parte se beneficia, mas o maior beneficiário é o turista”, enfatizou Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae Nacional.
As metas do PNT, a serem alcançadas nos próximos três anos, englobam pontos como o aumento, de 93 milhões para 150 milhões, no número de viagens domésticas, e o alcance das marcas de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros no país.
SOBRE O EVENTO – A 8ª edição do Salão do Turismo é realizada pelo Ministério do Turismo e acontece no Riocentro (RJ), entre os dias 8 e 11 de agosto.
O evento conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, SESC, SENAC, Governo do Estado do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria de Estado de Turismo) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (por meio da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo