Campo Grande é exemplo como Capital da Observação de Pássaros

Em parceria, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo realizaram no domingo, 11, um evento que já se configura entre os de maior apelo de preservação e amor à natureza. Trata-se do “Vem Passarinhar Campo Grande”, que deu um toque especial à programação da Semana do Meio Ambiente.
A iniciativa consolida passos importantes de preservacionismo na cidade, num importante alinhamento aos objetivos do desenvolvimento sustentável e humanizado, segundo Wantuyr Tartari, superintendente de Turismo da Sectur. A prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou este ano a Lei Municipal Nº 7.023, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, declarando Campo Grande como a Capital da Observação de Aves. E institui um dia específico de referência anual no calendário (28 de abril) para a celebração simbólica com várias atividades.
Das 70 inscrições, 50 pessoas participaram da Passarinhada. Não faltaram as emoções, surpresas e encantamentos. Eram campograndenses, corumbaenses, douradenses e até observadores goianos. Todos, com seus equipamentos de fotografia e filmagem, fizeram da observação um ato de compromisso com o meio ambiente e a vida.
A Passarinhada – enfatizou Tartari – foi tão intensa e participativa que a experiência teve um efeito multiplicador e de incentivo para gerar outras programações semelhantes. A felicidade e o arrebatamento dos observadores foram sentimentos expressados a cada instante que as várias espécies de pássaros eram avistadas, com seus cantos e danças no ar. Não ficou qualquer dúvida sobre o amor das pessoas à natureza e o potencial de sua diversidade para fomentar o ecoturismo.
Tartari ressaltou que Campo Grande é cidade privilegiada pela natureza, uma das mais arborizadas do mundo, com áreas naturais bem conservadas e uma sortida variedade de animais silvestres, com destaque para as cerca de 400 espécies catalogadas oficialmente. Por isso, frisou,  é acertada e determinante para a sustentabilidade a política publica que a administração municipal desenvolve, em articulação com a sociedade civil e as organizações não-governamentais.

Galeria de fotos

Colaboração especial com lindas fotos de Lucas Ribas

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *